segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mulheres de Atenas

As mulheres tinham menos liberdade em Atenas do que em Esparta. Casavam-se muito jovens, entre 15 e 18 anos, conforma a escolha dos pais. Após o casamento, tinham de prestar obediência ao marido. As mais ricas viviam reclusas em uma área da casa denominada gineceu. As mais pobres eram obrigadas a trabalhar. O marido tinha o direito de devolver a esposa aos pais dela em caso de esterilidade ou adultério. Diferentemente de Esparta, em Atenas não havia escolas públicas, embora a educação fosse obrigatória. Quando a criança chegava aos 7 anos, cabia ao pai enviar o filho a um mestre particular. A vida escolar se compunha em geral, de um primeiro momento chamado música, que compreendia o aprendizado da cultura literária e da música propriamente dita. Depois dos 18 anos, os que podiam continuar estudando freqüentavam as lições de retórica e de filosofia. JONES, Peter V. O mundo Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense. São Paulo, Martins Fontes, 1997. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_democracia_em_Atenas

3 comentários:

  1. Samire A. Oliveira nº33 1ºC23 de agosto de 2010 às 18:36

    Sobre este texto, tivemos aula e explicação na sala.
    Mais relacionado a este texto, nunca que aceitaria me casar aos 15 anso, isso não é certo, assimc omo antes eles tinham o poder de escolher as esposas, acho qe as mulheres daqela epoca deveriam ter a chance de escolher seus maridos, e casar-se por amor, e não por obrigação.e elas tbeém não eram valorizadas, vistas como objetos e bens, mas como antes eles tinham este direito, por mais torto qe seja, eles tinham, realmente não acho certo, e dou graças á Deus, por elas qe hje as leis mudaram. Esta eé a minha observação sobre o texto mulheres de Atenas.

    ResponderExcluir
  2. Samire, este blog fica sendo de quem, seu ou da Bruna?
    Alterar o perfil (Quem sou eu).
    O comentário pessoal que você postou no comentário deve vir no corpo da postagem, destacando que se trata de uma opinião pessoal da autora do blog. Melhor se colocar também, uma introdução ao tema pesquisado, destacando qual a questão que motiva a pesquisa, discordando, no caso, da situação das mulheres em Atenas. Mas, hoje, na atualidade, as mulheres têm direitos e podem lutar por eles. Na conjuntura da Grécia clássica, em Atenas nos século V, IV e III a.C., as mulhers se discordassem da sua situação, podiam lutar (tornavam-se "heteras", sendo respeitadas por alguns homens e consideradas prostitutas pelas outras mulheres). Pesquise sobre as heteras em Atenas clássica naquela época e verá. Este tema tinha prazo limite dia 20/08. Postagem fora de prazo, atribuo conceito 0,5 para quem? Altere o que solicitei no blog, mas não exclua este comentário.

    ResponderExcluir
  3. Bem Samire, entenderei que o blog fica sendo somente seu e que a Bruna irá procurar outra forma de eu avaliá-la. Ok?
    Você ainda não fez as alterações solicitadas,portanto mantenho o conceito pela atividade 0,5 somando mais 0,5 pelo blog. Na primeira unidade o conceito fica sendo 1,0 para a Samire. As unidades 2 "A fusão de culturas na época de Alexandre o Grande - o helenismo" e 3 "As migrações bárbaras no Império Romano", onde estão?

    ResponderExcluir