quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Democracia na Grécia Clássica

A cidade grega de Atenas foi o berço da democracia. Inicialmente a palavra "demos" significava gente comum, porém, com o decorrer do tempo passou a representar "o povo em seu conjunto; uma democracia, um corpo de cidadão que atuava através de assembléia".
Contudo, ser cidadão em Atenas tinha seus limites, pois, escravos e estrangeiros (chamados de metecos) não eram considerados cidadãos da Polis.
No sentido clássico, Polis, significava um "estado que se governava
a si mesmo".  Atenas e Esparta foram as principais "cidades-estados" da Grécia antiga.
A chave da democracia ateniense foi a representação direta, cuja a assembléia que comandava
atuava como autoridade máxima e qualquer cidadão tinha direito de intervir, debater, propor idéias, votar todo tipo de proposta, inclusive sobre guerra e paz, impostos, cultos, obras públicas e outras questões de maior ou menor importância.
Em Atenas, saber ler e escrever eram hábitos comuns a toda população livre. As eleições para cargos públicos eram por sorteio, possibilitando igualdade de oportunidade, pois tantos ricos como pobres tinham lugares nos conselhos e tribunais. Assim, os cidadãos adquiriam experiência política e administrativa, interferindo, de certa forma, na estrutura de poder e classes.
Para os gregos, a cidade expõe um duplo e importante papel: ela liberta o cidadão, mas por outro lado, exige uma obediência em relação às obrigações desse cidadão.
OBS:Para grego antigo, a palavra demokratia significava que o povo (demos) é o poder (kratos) no estado. Para eles, a Polis era tolerante e cosmopolita, aberta ao mundo. Um espaço onde as pessoas alcançavam a unidade e não um simples ponto no mapa.

fonte: http://gold.br.inter.net/luisinfo/cidadania/grecia.htm


Um comentário:

  1. Em minha opinião, a democracia na Grécia a antiga era bem justa, para todos, mais tbém bem exigentes, pois assim como todos tinham e tem o direto de votar, eles também precisavam, saber ler e escrever no mínimo pzara ter esse diereito, acho isso super justo. Mais hoje, assim como no Brasil, todos votam, eé até obrigatório. Antigamente sôo votavam e eram conhecidos como cidadãos os coronéis, reis, entre ouros, e mulheres não votavam, hje como as coisas mudaram, todos noós somos obrigados a votar, qerendo ou não, sendo justo ou não somos todos noós obrigados. Isso não é justiça, maiis para muitas qe hje são cegos, qem sabe...
    Eles, lá na Grécia clássica, qe tinha toda a razão, era td bem organizado e simples, acho qe até hje deveria ser assim.

    ResponderExcluir