quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Alexandre, o Grande | O Helenísmo


Alexandre, o Grande

Alexandre, o Grande
Foi imperador de vários locais, pois por meio de batalhas ganhas, ele foi adquirindo seu império, que durou de 323 a.C até 336 a.C.

Cultura no tempo de Alexandre, O grande {a Civilização}

Alguns nomes usados no estudo da história SAP criados para simplificar, mas podem confundir. Esse é o caso do “helenismo”. Os gregos chamavam-se de ‘heleno’, já os estudiosos modernos usam o termo “helenismo” para referir-se a civilização que usava o grego como língua oficial a partir das conquistas de Alexandre, o Grande (336 a.C) até o momento, o domínio romano sobre a Grécia (146 a.C). Ou seja, é um tempo que não se confunde como “helênico”, que é o mesmo que “grego”. Embora seja um período de tempo relativamente curto, esse marcado por grandes interações. Alexandre conquistou um imenso território: as cidades gregas todas, o Egito, a Palestina, a Mesopotâmia, a Pérsia (Irã), chegando até a Índia. A principal característica desse mundo helenístico era a convivência de inúmeros povos com dezenas de línguas, governados por uma elite de origem macedônica e que tinham na língua grega um elemento de comunicação oficial e universal. Foram fundados diversas cidades, tais como Alexandria, no Egito, que viria  ase destacar por uma vida cultural intensa.

--//--

O Helenísmo *

 A cultura Helenística, que é o resultado da influência grega sobre os territórios conquistados por Alexandre (336 a.C – 323 a.C)
Destacam-se três áreas: filosofia, artes e ciências.     

Arte Helenística
Filosofia - vamos falar de 5 escolas= Epicurismo, Estoicismo, Cinismo, Ceticismo e Pitágorismo. Cada uma transmite sua “opinião”, sua idéia.  
Epicurismo=prazer                                                                                              
Estoicismo= imperturbalidade                                                                             
Cinismo= desprezo pelas normas sociais                                                             
Ceticismo= dúvida constante                                                                            
Pitágorismo = divindade do nº ↔ migração da alma                                                      

Arte- expressionismo, realidade. Modo de expressarem suaa idéias e imaginações, muitas vezes as obras são despidas.                                                                     

Ciências- Busca pela experiência, existem 4 tópicos, na área da Ciência, que são:
Matemática= geometria/aritmética                                                                      
Geografia= espaço do mundo conhecido                                                                  
Medicina=  circulação sanguínea e ossos                                                          
Astronomia=  geocentrismo ↔ heliocentrismo



4 comentários:

  1. Fonte: Texto do caderno, conteúdo de sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Nesta parte da História que explica as diversa áreas da Cultura Helenística, nem tenho oque comentar, pois ai só nos mostra e explica, as áreas e oque acontece dentro delas, na cultura Helinística. Mai sexplcia e nos conta que dentre a cultura deles, o povo de Alexandre, o Grande, tinham, modos diferentes de s expressarem, hoje existem muitas culturas, divididas poor grupos, entre cultura músical, teatral, culturaa pessoa, qe é a qe cada um cria a própria, são várias modos de nos expressarmos, e naqela extaa época, eles tinha poucas escolhas uma delas era as 3 qe se dividiam o Helenismo.

    ResponderExcluir
  3. Já na primeira parte do texto, a que fala sobre Alexandre, oque podemos dizer é que, como o texto mesmo nos diz, eé que ávida de Alexandre foi muito intensa. Mais oque intenso significaria par á vida de um Imperador? Que para muitos leigos, são aqueles que não fazem nada, só dão ordens e governam certo país, isso seria intensidade? Eu vejo á vida do Imperador Alexandre, como uma história maravilhosa de se ouvir, pois tem muita aventura, ele sim fez por onde ganhar governo de não apenas um país, e sim, vários outros, ele sim lutou, perdeu guerreiros, mai mostrou que dava valor, e que corria atrás de seus objetivos, não seria bom termos um governador assim? A vida de Alexandre, é é muito curiosa e interessante.

    ResponderExcluir
  4. Seu conceito nesta unidade: "A fusão de culturas na época de Alexandre o Grande: o helenismo" é 1,0.
    Coloque seus comentários como introdução e/ou conclusão. Cite mais de uma fonte.

    ResponderExcluir