quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A passagem da época dos romanos para época medieval


Fim do Império Romano
Por volta do século III, o Império Romano passava por uma grande crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caía o pagamento de tributos originados das províncias. Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber soldo, deixavam as obrigações militares. Os povos germânicos, tratados como bárbaros pelos romanos, estavam forçando a penetração pelas fronteiras do norte do império. Após o ano 395 d.C., com a morte do imperador Teodósio I o império foi definitivamente dividido em : Império Romano do Ocidente, com capital em RomaImpério Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla. Em 476 d.C., o Império Romano do Ocidente caiu após a invasão por diversos povos bárbaros. Foi o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média. Depois da invasão de povos bárbaros no Império Romano do Ocidente, acabou a antiguidade e começou uma nova época chamada de Idade Média.
Início de uma nova era, a era Medieval
Essa época marca a passagem da Europa, para época medieval. A passagem de Roma ocidental para Roma oriental (império bizantino), após uma crise. A Era Medieval pode também ser subdividida em períodos menores, num dos modos de classificação mais populares, é separada em dois períodos:    #* Alta Idade Média, que decorre do século V ao X;  #* Baixa Idade Média, que se estende do século XI ao XV  Esse período é uma fase de transição e adaptações da Europa.  Períodos históricos “de transição” também podem ser denominados Idade Média. A passagem da época dos romanos para época medieval. O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, ter-se-ia iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (em 476 d. C.), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (em 1453 d.C.) ou com a descoberta da América (em 1492)[1].

3 comentários:

  1. A época de transição também conhecida como Idade Média ou Era Medieval, foi uma época muito dificil, pois Roma passou por uma crise econômica e política muito complicada. Como Roma tinha gastado muito com luxo não teria mais dinheiro para investir no seu exército. Com tudo esses acontecimentos, muitos soldados, deixavam suas obrigações militares, oqe enfraqueceu o exercito.
    OBS: esqeci de postar a fonte, segue ai em baixo ↓ Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_M%C3%A9dia

    ResponderExcluir
  2. Está bem, o conceito está no comentário da postagem seguinte.

    ResponderExcluir